segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto 8: uso de tecnologias em sala de aula

Autora: MARIA RITA ALVES DE SOUZA DA CONCEIÇÃO

PÚBLICO ALVO: Estudantes do 2º ano do Ensino Médio

OBJETIVO
Discutir, no Twitter, a polêmica acerca das variações linguísticas e suas abordagens nas salas de aula.
Confrontar as teorias gramaticais estudadas em sala de aula com o uso real da língua nas mídias e na sociedade como um todo. 
Produzir artigos acadêmicos bimestrais acerca da discussão travada tanto no mundo virtual, quanto no ‘real’.

METODOLOGIA
O projeto será apresentado aos alunos durante a aula e deverá permear todo o ano letivo, visto que se trata de um tema pertinente em nosso cotidiano. 
Provavelmente, todos os alunos saberão o que é o Twitter e terão uma conta ativa. Caso isso não proceda, haverá uma aula no laboratório de informática, visando a apresentar a ferramenta e seus recursos a todos. 
Em seguida, o educador deverá se certificar de que todos os alunos seguem uns aos outros. A partir daí, o tema será lançado: os alunos serão estimulados a discutir a questão das variações linguísticas (sempre debatida em sala de aula) e seus usos na sociedade. Todos os twits deverão ter a hashtag #linguaviva. 
O educador indicará livros, revistas, jornais, programas de rádio e de TV, sites, podcasts etc. para que os estudantes aprofundem a pesquisa, elevando o nível da discussão e produzindo conhecimento através de uma atividade que permite observar na vida cotidiana o conteúdo pedagógico aplicado nas aulas. 
O papel do educador nesse projeto é o de observar de perto a relação ensino aprendizado estabelecida entre os estudantes pesquisadores. Intervenções devem ser feitas sempre que houver distorções do objetivo principal – que é transpor o que se estuda sobre a língua portuguesa nas salas de aula para a realidade de cada estudante – ou para fomentar a discussão, introduzindo novos dados, provocando uma reflexão mais aprofundada, visando à autonomia de pensamento dos jovens e à produção de conhecimento acerca de um tema que nos cinge constantemente: como adequar nosso discurso às situações sociais pelas quais transitamos em nosso dia a dia? 
Semanalmente, ou sempre que necessário, a discussão do microblog será trazida para o campo físico da sala de aula, onde as opiniões, as pesquisas e as experiências adquiridas são trocadas ao vivo. Com isso, espera-se que o debate virtual tenha caráter acadêmico e embase os artigos que serão produzidos pelos alunos, sob a orientação do educador, ao final de cada bimestre, com o intuito de ‘materializar’ a discussão e de formalizar a avaliação da atividade. Esses artigos serão publicados em um blog criado exclusivamente para este fim. 

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