quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Aprender brincando

Aulas expositivas, professores sérios e/ou autoritários, exercícios padronizados e desarticulados da realidade dos aprendizes. Esse é o cenário comumente associado ao aprendizado. Ainda mais quando de trata do ensino da gramática da língua portuguesa.

Mas, nos últimos anos, há uma nova tendência no ensino de crianças e adultos. O foco é cada vez mais voltado às necessidades e à realidade do aprendiz. Com isso, os métodos e as técnicas didáticas vêm se modificando e se aprimorando. Nesse contexto, as dinâmicas e intervenções lúdicas vêm ganhando cada vez mais espaço no aprendizado.

Essa mudança fez com que os educadores olhassem mais atentamente ao que os cerca, para encontrar novas formas de ensinar um conteúdo que sempre foi simplesmente exposto aos aprendizes.

Nas aulas de português, por exemplo, as palavras cruzadas, caça-palavras, jogo de forca têm sido usados para estimular os aprendizes a grafar corretamente as palavras, ampliar o vocabulário e também aguçar a percepção. E nem é preciso apenas utilizar folhas impressas com essas atividades. Há muitos sites que disponibilizam esses jogos (exs.: Letroca, Coquetel).

Para brincar com letras e formar palavras, além do papel impresso e da internet, há um jogo de tabuleiro que é sucesso no mundo inteiro: Scrabble. Há versões em diversas línguas, inclusive em português. Mas no Brasil não vemos uma cena comum em países como Inglaterra e EUA: as pessoas jogam Scrabble em bares, com os amigos, há campeonatos importantes e celebridades, como Keanu Reeves, Mel Gibson e Sting, são fãs desse jogo. 

Jogo da velha, amarelinha, quebra-cabeça são outros jogos que fazem parte da infância de qualquer pessoa e que também podem ser adaptados para o ensino dos mais diversos conteúdos gramaticais. 

Esses são alguns dos exemplos de como aprender - e aprender gramática - pode ser divertido para as crianças e os adultos. Basta que os educadores estejam atentos ao que o mundo oferece de opções e que estejam dispostos a mudar sua forma de ensinar. Todos têm a ganhar com isso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário